Carlos Villalba

Pesquisador do Departamento de Solos do Instituto Paraguayo de Tecnología Agraria (IPTA-Paraguai), atuando na área de Nutrição de Plantas, Manejo e Saúde do Solo. Doutorando em Ciências, com concentração em Solos e Nutrição de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) – 2025-2028. Mestre em Ciências, na mesma área e instituição.

Possui graduação em Agronomia pela Universidad San Carlos (USC, 2017-2021), Licenciatura em Ciências Ambientais pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD, 2012-2017) e formação técnica em Agropecuária pelo Colegio Técnico Agropecuario San Pedro Apóstol (CTASPA, 2009-2011).

Tem ampla experiência profissional, tendo atuado como Técnico de Horticultura e Chefe de Disciplina no Colegio Técnico Agropecuario San Pedro Apóstol (2012-2013), Técnico na Bio Export S.A. (2013-2015), Chefe do Departamento de Agrometeorologia do IPTA-CICM (2015-2017) e Assistente Administrativo no IPTA-CICM (2017-2020).

Participa ativamente de projetos que investigam os impactos dos sistemas agrícolas paraguaios na saúde do solo, produtividade agrícola e meio ambiente, incluindo:

  • Manejo e rotação de culturas em diferentes preparos do solo – experimento de longo prazo no IPTA-CICM.

  • Intensificação sustentável de sistemas pecuários com leguminosas – iniciativa do Fondo Regional de Tecnología Agropecuaria (FONTAGRO).

  • Efeito dos sistemas agrícolas de longo prazo no estoque de carbono do solo – projeto financiado pelo Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT).

Atualmente, no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ-USP, desenvolve pesquisas focadas no manejo e na saúde do solo em sistemas agrícolas tropicais e subtropicais. É integrante do Soil Health & Management Research Group (SOHMA) e bolsista da BECAL Don Carlos Antonio López (Paraguai).