Qualidade do Solo e Serviços Ecossistêmicos
ALTERAÇÕES NA QUALIDADE DO SOLO INDUZIDAS PELO USO DE ATIVADOR DA MICROBIOTA DO SOLO EM ÁREAS CULTIVADAS COM SOJA E MILHO
Objetiva-se neste projeto avaliar o efeito da aplicação dos ativadores da microbiota do solo (SOP Cocus Soy ou SOP Cocus Maize Grain) em propriedades químicas, físicas e biológicas do solo em diferentes regiões do Brasil cultivadas com soja/milho, comparando faixas experimentais com e sem aplicação do produto.
O projeto será conduzido em campos de pesquisa e lavouras comerciais nos seguintes estados: Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Tocantins, totalizando 10 áreas ao todo.
Coordenador : Dr° Maurício Roberto Cherubin (ESALQ/USP)
Agência Financiadora: BluAgri Brasil
METODOLOGIAS DE CAMPO PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO SOLO EM SISTEMAS CONSERVACIONISTAS: Prospecção, Desenvolvimento e Aplicações.
O objetivo geral deste projeto é realizar a prospecção e o desenvolvimento de métodos de campo para a avaliação de indicadores químicos, físicos e biológicos de qualidade do solo em sistemas conservacionistas de produção agrícola. Atingiremos esse objetivo por meio de quatro etapas:
Fazer um levantamento de métodos de campo existentes na literatura para a avaliação da qualidade do solo;
Selecionar métodos baratos, rápidos, eficientes/precisos e que possibilitem avaliar e monitorar a qualidade do solo em sistemas conservacionistas no Brasil;
Aprimorar os métodos e/ou desenvolver novos métodos de campo para avaliar a qualidade do solo em sistemas conservacionistas;
Estabelecer um conjunto mínimo de indicadores que possam compor um kit para a avaliação da qualidade do solo.
Coordenador: Prof. Maurício Roberto Cherubin (ESALQ/USP)
Pesquisadores associados: Prof. Dr. Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (ESALQ/USP), Prof. Dr. Tiago Osório Ferreira (ESALQ/USP), Carlos Augusto Bonini Pires | Doutorando / Kansas State University, Felipe Bonini da Luz | Doutorando (ESALQ/USP), Marcos A. Bonini Pires | Graduando de Agronomia (UFSM)
Agência Financiadora: Agrisus
CAATINGA MICROBIOME INITIATIVE: DISENTANGLING THE MICROBIOME ACROSS DESERTIFICATION AND RESTORATION PROCESSES.
A “Caatinga Microbiome Initiative: disentangling the microbiome across desertification and restoration processes” tem como objetivo estudar os efeitos da desertificação e restauração em comunidades microbianas do solo no bioma Caatinga. Inclui estudos sobre diversidade, funcionalidade de comunidades microbianas e saúde do solo em áreas naturais, degradadas e restauradas da Caatinga. Esta Iniciativa reúne pesquisadores de instituições de ponta que trabalham com solos da Caatinga no Brasil com a finalidade de padronizar protocolo para avaliar o microbioma do solo nos processos de desertificação e restauração encontrados nas drylands brasileiras.
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
Universidade Federal Do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE),
nstituto Nacional do Semiárido (INSA), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).